“Quando eu resolvi criar o projeto da Magnifica, eu sabia que para fazer um produto da melhor qualidade precisava combinar a tradição das antigas cachaças de alambique com a natureza das montanhas do Rio de Janeiro. A sabedoria antiga permitiria o melhor aproveitamento de uma cana de açúcar cultivada no melhor clima possível”
João Luiz de Faria
Etapas do processo:
Cana de açúcar cultivada na própria fazenda
Toda a cana de açúcar utilizada para a produção da Cachaça Magnífica vem da nossa fazenda. A fazenda do Anil, localizada a cerca de 110km da cidade do Rio de Janeiro, está situada a uma altitude de 800m acima do nível do mar, numa região de clima excepcional com ar e água puríssimos.
Extração do caldo fresco
A cana de açúcar é colhida manualmente e moída fresca. Nossa moenda é movida por uma máquina a vapor centenária, que utiliza o bagaço da própria cana como fonte de energia. O processo é 100% sustentável.
O caldo de cana fresco é então enviado para a fermentação.
Fermentação 100% natural
O caldo de cana fresco é fermentado num processo natural, sem aditivos. É nesta etapa que se formam também os componentes aromáticos da cachaça, através da ação das leveduras e da micro-fauna local.
Alambique Alegria, de cobre, um dos únicos no Brasil
A Cachaça Magnífica é destilada em alambique de cobre, de 3 corpos, conhecido como Alambique Alegria – um dos únicos nessa configuração em funcionamento no Brasil.
Este equipamento permite extrair os melhores aromas e sabores durante a destilação, ao mesmo tempo em que preserva a pureza da cachaça.
Amadurecimento com a nobreza da madeira
A Magnífica utiliza tonéis de Ipê (uma das madeiras mais nobres do Brasil) e barris de carvalho americano para o amadurecimento e o envelhecimento de seus vários produtos.
O armazém de envelhecimento fica na fazenda se beneficiando do clima fresco das montanhas.
Sustentabilidade
A produção da Magnífica é baseada em processos sustentáveis e de mínimo impacto na natureza.
Nossa fonte de energia principal é o vapor, gerado pela queima do bagaço da cana. O CO2 desprendido nesta queima é re-capturado pelo crescimento do próprio canavial, deixando zero pegada de carbono. O vinhoto, sub-produto da destilação, é diluído e usado para irrigar os canaviais, devolvendo à terra os nutrientes e a matéria orgânica vindos da cana.
As matas da nossa fazenda são preservadas, assim como as fontes da nossa água mineral levíssima das montanhas.
Magnífica de Faria
Visite nossa fazenda
A fazenda do Anil, onde se localiza o alambique da Cachaça Magnífica, está aberta à visitação mediante agendamento prévio. O programa pode incluir a visita ao alambique e à adega de envelhecimento, com degustação de cachaça, ou um programa mais completo, incluindo um almoço de fazenda.